• Início

  • Igreja no mundo

  • Igreja em Moçambique

  • Família Salesiana

  • Visitadoria Salesiana Maria Auxiliadora

  • BS Anteriores

  • Nossas Presenças

  • PDO

  • More

    Boletim Salesiano

    Moçambique

    Copyright © 2015 VISITADORIA SALESIANA MARIA AUXILIADORA / MOÇAMBIQUE

    Foto: Arquidiocese da Beira

        Um dos maiores negociadores do Acordo de Paz de Roma, Dom Jaime Pedro Gonçalves, Arcebispo emérito da Arquidiocese da Beira, faleceu no dia 06 de Abril, em decorrência de problemas de saúde. O enterro ocorreu no sábado, dia 09, na Beira, Província de Sofala.

     

        Dom Jaime Gonçalves nasceu no povoado de Barrada, localidade de Nova Sofala, Distrito do Buzi, Província de Sofala, a 26 de Novembro de 1938, filho de Pedro Gonçalves e de Luísa Laurinda.

     

       Depois dos estudos primários ingressou no Seminário de Zóbue, em Tete. Terminado o curso do seminário menor, frequentou os Seminários Maiores de Namaacha e Malhangalene, em Maputo, onde estudou Filosofia e Teologia.

     

       Dom Jaimefoi bispo diocesano desde 03 de Dezembro de 1976 a 04 de Junho de 1984, quando foi nomeado para a Arquidiocese de Beira, tendo ficado ali até 14 de Janeiro de 2012, ao pedir a renúncia, de acordo acordo com o cânon 401, parágrafo 1, do Código de Direito Canônico, que estabelece a renúncia por idade dos prelados.

     

       Além de influente dirigente da Igreja Católica em Moçambique, Dom Jaime também teve notabilidade na vida política nacional, principalmente ao tornar-se o principal mediador do conflito armado, trabalhando pela Paz no país, em nome da Conferência Episcopal de Moçambique e do Vaticano.

     

       Envolveu-se directamente no processo de busca da paz em Moçambique de 1985 a 1992, processo que culminou com a assinatura do Acordo Geral de Paz a 04 de Outubro de 1992, em Roma.

     

         O Arcebispo escreveu o livro “A paz dos moçambicanos”, no qual descreve todo o processo de negociação entre o Governo e a Renamo. A obra contém apontamentos pessoais do autor sobre as conversações para a paz.

     

        Dom Jaime Pedro Gonçalves foi galardoado em 2012 com o Prémio de Fé e Liberdade pela Universidade Católica Portuguesa.

     

    Com Arquidiocese da Beira

     

     

    Moçambique perde um de seus maiores expoentes da luta pela paz