Reaizou-se em Nairobi, Quénia, entre os dias 9 e 13 de Novembro, o encontro anual Dom Bosco Tech África, participação de quase todos os 42 países onde os SDB estão presentes e mantêm 97 instituições de ensino técnico. Representando Moçambique, participaram Pe. Arlindo Matavele – Coordenador da Comissão de Ensino Superior, Escolas e Centros de Formação Profissional – e Pedro Chissale – representante do Escritório de Planificação e Desenvolvimento (PDO) no país.
Divididos em zona anglófona, francófona e lusófona, os representantes de Moçambique situaram-se entre os países de língua portuguesa, não comparecendo apenas o representante de Angola, que teve problemas de saúde na vinda e precisou retornar. Transformar a vida dos jovens em África-Madagáscar através da formação profissional é o lema que norteia o encontro e a filosofia do Dom Bosco Tech. O objectivo é unir toda África e Madagascar Salesiana num mesmo esforço, partilhando informações e buscando juntos financiamento e parcerias com as indústrias, tendo em vista a maior qualidade nas nossas instituições de ensino técnico.
Uma das tardes do encontro foi reservada para a visita a um grande instituto do ensino técnico, em Nairobi. A percepção de todos é que os problemas apresentados pelos participantes são os mesmos, bem como a busca de soluções para superá-los.
Bosco Tech busca soluções conjuntas para desafios em África-Madagascar
Por Pe. Arlindo Matavele

